Quanto tempo dura a imunidade depois de Covid-19?

Para aqueles que se recuperam do COVID-19, a imunidade ao vírus pode durar pelo menos 8 meses e talvez mais, mostra a pesquisa. A
  • Para aqueles que se recuperam do COVID-19, a imunidade ao vírus pode durar pelo menos 8 meses e talvez mais, mostra a pesquisa.
  • A imunidade pode ocorrer naturalmente após o desenvolvimento do COVID-19 ou da vacinação.
  • A duração da imunidade após o desenvolvimento do COVID-19 ou tomar a vacina ainda é desconhecido.
  • Praticar o distanciamento físico ou social e usar máscara precisam continuar para parar a propagação.

Todos os países estão agora envolvidos em campanhas de vacinação para controlar o vírus e proteger seus cidadãos mais vulneráveis. Uma das maiores questões que resta é se a vacinação e/ou a infecção prévia com SARS-CoV-2 oferece proteção duradoura contra esse vírus mortal. A boa notícia é que a imunologia está finalmente revelando algumas pistas.

Pesquisas sugerem que a imunidade COVID-19 pode durar mais de 8 meses.

Certos anticorpos e células de memória provavelmente duram mais de oito meses depois que alguém contraiu o coronavírus, especialmente se tiver uma forte resposta imune ao COVID-19, de acordo com um novo estudo publicado quarta-feira na Science.

A equipe de pesquisa analisou 254 amostras de sangue de 188 pacientes COVID-19 em todo o país que apresentaram uma série de doenças, incluindo casos assintomáticos, leves, moderados e graves. A maioria teve um caso leve de COVID-19, e 93% nunca foram hospitalizados. Os pesquisadores também analisaram 43 amostras colhidas mais de seis meses após o início dos sintomas e até oito meses após a infecção.

Eles descobriram que os anticorpos neutralizantes estavam estáveis entre um a oito meses após a infecção e que esses anticorpos gradualmente diminuíram com o tempo, mas pareciam durar.

No entanto, a imunidade aos vírus causadores do resfriado não é duradoura, levando muitos pesquisadores a questionar se a imunidade a longo prazo ao SARS-CoV-2 é possível.

Estudos que consideram os betacoronavírus intimamente relacionados as causas das doenças Mers e Sars oferecem um vislumbre de esperança. Com esses vírus, a imunidade se mostrou mais durável. Isso poderia ser verdade para a imunidade ao SARS-CoV-2 também?

As primeiras células imunológicas do corpo a responder a uma infecção são projetadas para atacar as substâncias invasoras para tentar controlar a propagação da infecção e limitar os danos causados. As células imunitárias que respondem mais tarde que são responsáveis pela imunidade são conhecidos como linfócitos, que incluem as células B e as células T . Os linfócitos precisam de tempo para aprender a identificar a ameaça que enfrentam, mas, uma vez treinados, podem ser rapidamente implantados para procurar e destruir o vírus.

Depois que uma pessoa adquire um vírus, o sistema imunológico retém uma memória dele.

O National Institutes of Health explica: “As células imunes e proteínas que circulam no corpo podem reconhecer e matar o patógeno se for encontrado novamente, protegendo contra doenças e reduzindo a gravidade da doença.”

Como funciona a proteção da imunidade:

• Anticorpos são proteínas que circulam no sangue e reconhecem substâncias estranhas como vírus, e as neutralizam.
  • Células T auxiliares ajudam a reconhecer patógenos.
  • Células T assassinas matam patógenos.
  • Células B fazem novos anticorpos quando o corpo precisa deles.

Um estudo mais recente publicado na revista Science descobriu que a imunidade ao COVID-19 pode durar pelo menos 8 meses.

De acordo com Shane Crotty, PhD, professor do Instituto La Jolla de Imunologia na Califórnia que co-liderou o estudo, sua equipe mediu todos os quatro componentes da memória imunológica em quase 200 pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2, que causa COVID-19, e se recuperaram.

O estudo deles também sugeriu que a imunidade poderia durar muito mais tempo.

Em um estudo diferente publicado no The New England Journal of Medicine, pesquisadores da Islândia estudaram 1.107 pessoas que se recuperaram do COVID-19 e testaram positivo para os anticorpos.

Durante um período de 4 meses, eles descobriram que esses anticorpos COVID-19 não diminuíram.

Em outro estudo publicado na revista Immunity descobriu que pessoas que se recuperam até mesmo de casos leves de COVID-19 produzem anticorpos por pelo menos 5 a 7 meses e podem durar muito mais tempo.

A equipe testou quase 30.000 pessoas no Arizona desde 30 de abril de 2020, logo após o desenvolvimento de um exame de sangue para o novo coronavírus.

Embora a infecção com o vírus e a vacinação possam fornecer alguma imunidade, ela ainda não é totalmente compreendida para reinfecção.

Até que se saiba mais, além de se vacinar, os cientistas recomendam usar máscaras, distanciamento físico e lavar as mãos com frequência para ajudar reduzir a exposição ao vírus.

Mudanças climáticas impactam na produtividade agrícola em 21% desde a década de 1960