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Métodos simples para você aliviar seu estresse e começar aplicá-los agora mesmo

Métodos simples para você aliviar seu estresse e começar aplicá-los agora mesmo
Vivemos em uma época que nos proporciona um conforto que nunca foram possíveis, temos a tecnologia para nos favorecer, trabalhamos uns com os outros

Vivemos em uma época que nos proporciona um conforto que nunca foram possíveis, temos a tecnologia para nos favorecer, trabalhamos uns com os outros e dessa forma nossa humanidade conseguiu chegar a padrões inimagináveis algumas décadas atrás.

Porém mesmo vivendo em um ambiente que nos proporciona tanto conforto, ainda assim não conseguimos viver sem cruzarmos pelo temido e sofrível estresse.

O estresse sempre existiu, nossos antepassados tinham outros problemas que os colocavam em situação de estresse, como o que caçar na próxima refeição ou onde ficar abrigado, certamente eles passavam por situações de irritação, nervosismo e que causavam ansiedade. Agora que não sofremos os perigos e desconfortos da antiguidade, é provável que o estresse seja desencadeado por experiências que não ameacem a vida, como problemas no trabalho ou aborrecimentos familiares.

Mas saiba que é possível equilibrarmos nossas vidas ou diminuirmos os impactos das situações estressantes, por isso listamos aqui 11 métodos simples para você reduzir seu estresse e começar aplicá-los agora mesmo, mas primeiro precisamos saber o que é o estresse!

O que é o estresse?

O estresse é uma parte normal da experiência humana, está realmente programado em nós, é uma reação que temos quando estamos em perigo, com problemas ou até mesmo por ansiedade.

E embora os gatilhos de estresse possam às vezes parecer simples, os efeitos que o estresse tem em nossos corpos não são. O estresse pode nos deixar desconfortáveis, doentes ou até nos deixar incapazes de fazer nossas coisas, encontrar maneiras de controlá-lo é crucial para manter um estilo de vida saudável.

Nós temos uma notícia boa para você, reunimos aqui uma lista de métodos que podem lhe trazer benefício e você pode começar agora mesmo, são dicas que irão ajudá-lo a começar a se sentir mais saudável, calmo e menos estressado!

Métodos simples para você aliviar seu estresse e começar aplicá-los agora mesmo.

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1. Faça uma lista das coisas pelas quais você é grato

Pode ser difícil sentir gratidão por qualquer coisa quando parece que o mundo está caindo ao seu redor. Mas mostrar gratidão pelas menores coisas, como uma xícara de chá quente ou um dia de sol pode levantar seu ânimo e reduzir a ansiedade, Gail Saltz professora associada de psiquiatria no NY Presbyterian Hospital Weill-Cornell School of Medicine e apresentadora do Personology podcast.

Se possível, faça uma lista ou comece um diário de reconhecimento e gratidão onde você relacione o que é grato naquele dia, transformando o hábito de aliviar o estresse em uma rotina.

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2. Descanse um pouco

Considere o sono sua “superpotência”, de acordo com um de seus estudos sobre o sono publicado em 2017 na revista Nature Reviews Neuroscience, aqueles que estão privados de sono foram mais reativos a estímulos emocionalmente negativos do que aqueles com uma noite de sono adequada. Se você estiver se sentindo mais estressado do que o normal, avalie o descanso da noite anterior. Uma soneca do meio-dia para refrescar o cérebro, dica do neurocientista Matthew P. Walker, PhD e autor de Why We Sleep.

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3. Brincar pode educar sua emoção

Um método que auxilia e é muito usado para aliviar o estresse são brincadeiras, muitas pessoas costumam rir de seus problemas para amenizar ou mudar a sensação do obstáculo, um exemplo muito conhecido é do bilionário Jack Ma, que costuma rir de seus problemas atuais de do passado. Outros tipos de brincadeiras também são importantes, você pode se divertir com seu animal de estimação, crianças ou com algum jogo, isso ajuda sua mente com a ansiedade e lhe tira o foco de problema dando tempo para sua mente relaxar.

Os adultos aprendem ou deveriam aprender a lidar com seus sentimentos sem explosões de raiva, ofensas ou atitudes lamentáveis, a verdade é que para muitos isso é algo quase impossível quando envolvidos em situações de grande estresse. A maneira mais fácil para contornar isso é mudar seu comportamento, fazendo coisas diferentes e saudáveis, brincadeiras no primeiro momento pode parecer cafona, mas elas fazem parte dos nossos sentimentos assim como a raiva e a comoção, se você não dá tempo na sua mente aos sentimentos como brincadeiras ou ações de alegria e saudáveis quer dizer que sua mente está sempre ocupada com tarefas difíceis e estressantes.

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4. Interação com animais

De acordo com a Cleveland Clinic, apenas acariciar um animal pode aumentar seus níveis de serotonina e dopamina, em uma pesquisa de 2016 com 2.000 proprietários de animais de estimação, conduzida pelo Human Animal Bond Research Institute (HABRI),revelou que 74% deles experimentaram melhorias na saúde mental por possuir um animal.

Ter um animal de estimação pode adicionar uma rotina diferente e positiva, bem como exercícios adicionais ao seu estilo de vida, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade. Além de fornecer uma forma de terapia. Mas é importante que você tenha interação com seu animal, apenas ter um pet não irá ajudar é preciso interagir, pois, animais domésticos também precisam de interação e se você não der um tempo para ele verá também seu pet entediado e estressado.

De acordo com Sandra Baker, PhD, diretora do Center for Human-Animal Interaction da Virginia Commonwealth University School of Medicine, sair com um cachorro depois de um evento estressante reduz muito os níveis de cortisol e possivelmente amortece o impacto do evento.

Mas você não precisa literalmente ter um animal, você pode simplesmente gostar deles, buscar interação quando houver oportunidade ou ajudar em algum que precisar.

Veja alguns benefícios que da interação com animai lhe proporcionará:

  • Fortalecimento do sistema imune
  • Relaxa e motiva nosso cérebro
  • Desenvolve sentimentos emocionais e empáticos
  • Estimula nossa mente devido a comunicação não verbal

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5. Apreender e praticar meditação

A prática da meditação consciente em reduzir o estresse. A meditação é facilmente um dos métodos indicados comprovados e apoiados pela ciência para aliviar o estresse e a ansiedade. Existem vários tipos: com foco em música, respiração, posturas e muito mais; você pode facilmente encontrar um método que funcione para aliviar o estresse.

“Também existem vários aplicativos que podem ajudá-lo a começar. Não é difícil aprender, mas requer prática”.

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6. Passe algum tempo na natureza

Passar tempo na natureza, mesmo que um breve momento, como apenas 20 minutos em um parque faz maravilhas para o nosso bem-estar, tem um efeito profundo em nossos níveis de estresse.

Você pode cultivar plantas ou cuidar de um jardim, são oportunidades de você incorporar um pouco da natureza todos os dias e aproveitar os benefícios que ela lhe trará.

Um grande calmante para o cérebro é a observação da natureza, irá aliviar sua tenção e relaxar sua mente.
Outra dica é o birdwatching, que é uma prática antiga e tem origem no século 18, na Inglaterra, que consistem em observar, tirar fotos e vídeos de pássaros e aves.

Dependendo de como você está se distanciando socialmente, chegar a um parque todos os dias pode não ser fácil, mas mesmo uma curta caminhada diária ao ar livre, seria suficiente para ajudá-lo a limpar sua cabeça.

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7. Contraia e relaxe os músculos

Uma das técnicas para aliviar o estresse favoritas do Dr. Saltz é tensionar os músculos, mantê-los assim por 5 a 10 segundos e depois liberá-los, criando uma sensação quase instantânea de relaxamento. “Essa prática reduz o estresse por meio da conexão mente-corpo, quando estamos nos sentindo muito estressados, tensionamos nossos corpos, e liberamos os músculos da tenção, teremos uma sensação de excitação fisiológica, relaxando seu corpo ajuda a acalma sua mente.”

Você pode ampliar isso, usando as técnicas desse vídeo abaixo que está em inglês, mas é possível ativar a tradução das legendas. Que consiste em ir relaxando em etapas, a técnica chamasse STOP.

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8. Organize e limpe seu espaço

Viver ou trabalhar em um ambiente bagunçado, sujo visualmente é altamente prejudicial para sua mente, quanto menos informações (objetos) tem seu ambiente mais relaxante ele pode ser tornar.

Verifique sua mesa agora mesmo, se a desordem estiver aumentando seu estresse, faça uma limpeza rápida, a limpeza pode ajudar a criar uma sensação de controle quando seu ambiente parece caótico, enquanto seu espaço recém-organizado pode trazer uma nova sensação de clareza e calma. Ambientes caóticos criam mais estresse, de acordo com Susan Biali Haas, médica, especialista em bem-estar e autora de Live a Life You Love.“ Quando você envolve seus sentidos, como o toque, isso tira sua mente estressada e tem um efeito meditativo”, disse ela. Defina um cronômetro para 10 minutos e organize o que puder para uma atualização instantânea do espaço (e da mente).

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9. Faça exercícios

Qualquer forma de exercício aeróbico por pelo menos 30 minutos, três ou quatro vezes por semana (quantidade de atividade que o CDC recomenda para adultos saudáveis) será ótimo para estresse, ansiedade e melhorar seu humor.

Alguns exemplos de atividades que aumentam a frequência cardíaca incluem corrida leve, dança aeróbica ou sexo. Procure uma atividade que você ache mais divertida, se não tiver muito tempo tente fazer alguns minutos durante a hora do almoço, depois você pode ir encontrando outros horários e realizar exercícios mais complexos até tornar a atividade física uma rotina na sua vida.

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10. Tomar sol

Se expor ao sol diariamente traz diversos benefícios para a saúde, pois estimula a produção de vitamina D, que é essencial para diversas atividades do corpo, além de estimular a produção de melanina, prevenir doenças e aumentar a sensação de bem-estar.

Veja alguns benefícios:

  • Aumentar a produção de Vitamina D
  • Estimula a produção da melatonina que melhora a qualidade do sono
  • Diminuir o risco de depressão
  • Protege seu corpo contra infecções
  • A exposição solar ajuda na síntese da serotonina, substância presente no cérebro, que é importantíssima na regulação do humor

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11. Tenha um hobby

Ter um passatempo irá ajudar você a aliviar sua ansiedade e tirar seu foco dos problemas que lhe trazem estresse, dedicar um tempo para se dedicar a uma atividade de que você gosta quebra nossa rotina, relaxa sua mente e nos permite evitar preocupações de trabalho.

Você pode potencializar isso realizando algo que gosta junto com seu parceiro(a),é claro que alguém tem que ceder caso não gostar, mas o ideal é que ambos gostem, pode ser algo simples como montar e cuidar de um jardim, os benefícios dessa interação continua serão imensos.

Alem de ser uma atividade você irá incentivar sua criatividade, ajudará a conhecer a si mesmo. E ainda pode lhe trazer benefícios a longo prazo, muitas pessoas transforma seu hobby em profissão e mudam suas vidas completamente.

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